Afinal, O que é Energia Solar?

Atualizado: Ago 19

É a energia gerada pelo sol. Através de um conjunto de equipamentos é possível gerar calor e/ou energia elétrica. Divide-se em térmica e fotovoltaica.


Energia Solar Térmica


Trata-se da utilização do sol com função de aquecimento, muito comum para residências ou conjuntos habitacionais que possuem piscinas. Muito requisitada também no sul e sudeste do País onde faz frio por um período longo e tem-se a necessidade do uso de aguá quente. Usa-se o calor disponibilizado pelo sol para esquentar água. O exemplo da figura é apenas um de muitos modelos desse tipo de geração.


Energia solar Fotovoltaica


Pode ser resumida como a geração de Eletricidade através da luz do sol. Quando as células fotovoltaicas presentes no módulo recebem os fótons (representados pelas setas amarelas), elas conseguem transformá-los em um fluxo ordenado de elétrons, conhecido como corrente elétrica, por fim gerando energia.

Após essa transformação acontecer a energia elétrica é canalizada para o inversor, que é o equipamento responsável por transformar, regular e corrigir essa energia vinda dos módulos, deixando-a utilizável nas residências, comércios e indústria.

Na imagem pode-se notar em vermelho o inversor. No Brasil por normativas da ANEEL (agência nacional de Energia Elétrica ) e das distribuidoras de energia é obrigatório o uso de um sistema proteção entre os módulos e o inversor e outro sistema de proteção entre o inversor e a instalação elétrica da edificação (as proteções estão representadas pelas caixas em ambos os lados do inversor).


Os módulos podem ser instalados em telhados, ou em solo e conectados a rede da distribuidora através do inversor.



24 visualizações

Fique Ligado nas novidades

©2020 por ELSEG. Criado com Wix.com

J W Evaristo. - CNPJ: 32.660.462/0001-21 - Rua Principal, 141 - Sinop, MT 78558-210 - contato@elsegengenharia.com - Tel: (66) 99671-4199