Condutores em Instalações Elétricas

Atualizado: Ago 24

Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas (corrente elétrica) em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

Usualmente sempre nos deparamos com fios ou cabos de cobre ou alumínio, quando estamos lidando com instalações elétricas.

Relembrando um pouco, ele pode ser um fio só (rígido), ou conjunto de fios finos formando um cabo (flexível).

Em instalações elétricas condutores são classificados como:



Fase: Condutor onde há uma tensão ou DDP (diferença de potencial). Na linguagem de obra é o condutor que possui “carga”, podendo ser encontrado nas cores vermelha, cinza e preta.

Neutro: Condutor que não possui tensão, ou seja, não possui carga, podendo ser encontrada somente na cor azul claro de acordo com a NBR- 5410/2004.

Terra: Condutor de proteção (PE) é um condutor ligado as hastes de aterramento cravadas na terra e que acompanha todos os circuitos com a função de proteger os equipamentos ligados aos circuitos contra sobrecargas elétricas e os usuários contra possíveis choques elétricos, podendo ser encontrado somente na cor verde ou verde/amarelo de acordo com a NBR-5410/2004.

Retorno: Nas instalações de iluminação este é o condutor que liga o ponto de luz a tomada. Ao acionar a tomada fecha-se o circuito e a lâmpada acende. Pode ser encontrado em diversas cores.

3 visualizações

Fique Ligado nas novidades

©2020 por ELSEG. Criado com Wix.com

J W Evaristo. - CNPJ: 32.660.462/0001-21 - Rua Principal, 141 - Sinop, MT 78558-210 - contato@elsegengenharia.com - Tel: (66) 99671-4199