Extintores

Atualizado: Ago 19

Os extintores de incêndio compõem algumas das medidas de segurança contra incêndio mais comuns encontradas nas edificações. Os extintores são divididos em classes e cada classe possui sua eficácia contra as chamas em diferentes tipos de materiais.



Classes de extintores


Classe A

Os incêndios classificados como A são os causados por materiais sólidos que queimam em superfície e profundidade através do processo de pirólise, deixando resíduos, como papel, madeira, tecidos, algodão, madeira etc. Seu agente extintor é água pressurizada [AP].

Classe B

São classificados dessa forma os incêndios causados por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se tornam líquidos, podendo ou não deixar resíduos. Alguns exemplos são gasolina, querosene, óleo, parafina, tintas, graxas etc. Seu agente extintor é um produto químico seco [PQS].

Classe C

A classificação C é recebida quando há envolvimento de equipamentos elétricos que estejam energizados. Alguns exemplos são geradores, quadros e cabos de força, computadores, transformadores etc. Seu agente extintor é o dióxido de carbono [CO2].

Classe D

A classe D diz respeito a fogos causados por materiais combustíveis pirofóricos. Ou seja, metais que em partículas finas pode entrar em combustão facilmente. Alguns exemplos são zinco, titânio, urânio e lítio. Seu agente extintor é um produto químico seco em pó.

Classe K

Os incêndios de classe K são extintores de espuma mecânica de os que ocorrem com incidência de óleo de cozinha e gorduras. Geralmente acontecem com fritadeiras, grelhas, assadeiras, frigideiras e equipamentos onde essas substâncias atingem altas temperaturas. Seu agente extintor é um produto químico úmido ou seco (com base no bicarbonato de sódio).



Os extintores não são equipamentos destinados ao combate à incêndios, são dispositivos atuantes em um princípio de incêndio, ou seja, fogo em pequenas proporções, tendo em vista esse fato para edificações que possuem um alto risco de incêndio é necessário a instalação de outros dispositivos de combate as chamas. Como os hidrantes e mangotinhos.

A capacidade dos extintores ainda pode variar existindo extintores de 2 kg à 250 kg.

Os tipos de extintores e suas capacidades extintoras são definidas no Projeto de Combate a Incêndio e Pânico [PSCIP].

A ELSEG Engenharia conta com equipe experiente e qualificada para a elaboração e dimensionamento do Projeto de Combate a Incêndio e Pânico bem como apenas o dimensionamento de extintores, dúvidas ou pedidos de orçamento, ente em contato conosco, nossos canais de contato estão nesse link contato.


Algumas dicas sobre como utilizar um extintor corretamente podem ser vistas nesse vídeo da REDE TVBE com dicas dadas por um bombeiro militar.






Referências

NTCB 18, CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE MATO GROSSO NORMA TÉCNICA DO CORPO DE BOMBEIROS Nº 18/2019 - SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO


6 visualizações

Fique Ligado nas novidades

©2020 por ELSEG. Criado com Wix.com

J W Evaristo. - CNPJ: 32.660.462/0001-21 - Rua Principal, 141 - Sinop, MT 78558-210 - contato@elsegengenharia.com - Tel: (66) 99671-4199